Sign in to follow this  
Followers 0

[TUTORIAL]Protegendo Sua Conta e Sua Segurança

1 post in this topic

Posted

Olá Jogadores do Mu Arena Season 6,Tutorial de Como Proteger sua Conta e a Segurança do seu Computador

 

Segue abaixo algumas Dicas Importantes!!

 

Bem antes de mais nada, aqueles que já tem algum conhecimento a respeito descarte a leitura, e apenas se preocupe em manter as recomendações de softwares atualizados, essa leitura é destinada aos leigos no assunto de segurança/proteção do próprio computador.

 

Tipos de Malwares mais comuns


Vírus

Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

É importante desmentir um certo mito: eventos que não executam o programa que contém o vírus "colado" não irão acioná-lo. Assim, se um programa contaminado for salvo em um HD ou disquete , isso não vai acionar o ataque do vírus. Por isso, se o evento que ativa o vírus não for acionado nunca pelo usuário, o vírus ficará "adormecido" até o dia em que o programa for executado.


Cavalo-de-tróia

Cavalos-de-tróia (trojans) são um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador após a infecção. Os cavalos-de-tróia podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros.


Worm

Os worms (******) podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente que os demais. A principal diferença entre eles está na forma de propagação: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminação ocorre de maneira discreta e o usuário só nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O worm pode capturar endereços de e-mail em arquivos do usuário que permita a contaminação de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.


Spywares, keyloggers e hijackers

Apesar de não serem necessariamente vírus, estes três nomes também representam perigo. Spywares são programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.

Os keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas.

Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

Os spywares e os keyloggers podem ser identificados por programas anti-spywares. Porém, algumas destas pragas são tão perigosas que alguns antivírus podem ser preparados para identificá-las, como se fossem vírus. No caso de hijackers, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta desenvolvida especialmente para combater aquela praga. Isso porque os hijackers podem se infiltrar no sistema operacional de uma forma que nem antivírus nem anti-spywares conseguem "pegar".

 

Ferramentas de Proteção



Antivírus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.

Atenção: Não instalem mais de um antivírus no mesmo computador, pois isso poderá ocasionar conflitos.
Anti vírus recomendado: Microsoft Security Essentials (grátis para Windows ativado)
Anti vírus recomendado: AntiVir Free Version (grátis)
Anti malware recomendado: Malwarebytes' Anti-Malware (grátis)
Software para proteção completa: Kaspersky Internet Security 2012 (pago)
Infelizmente este software é pago, mas pode ser testado por até 30 dias antes que seja necessário adquirir uma licença. No entanto vale a pena se você estiver afim de evitar dores de cabeça.


Firewall

Existe na forma de software e hardware, ou na combinação de ambos sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.

 kaspersky internet security (Antivírus kaspersky + firewall) ou se já possui outro antivírus, utilize junto com ele o Firewall do Windows.

AntiSpywares

São programas utilizados para combater spyware, adware, keyloggers entre outros programas espiões

MSWinDefender > http://www.baixaki.com.br/download/m...s-defender.htm
AD-Aware > http://www.baixaki.com.br/busca.asp?...sar&q=AD-Aware
Spybot > http://www.baixaki.com.br/download/s...ch-destroy.htm
HijackThis > http://www.baixaki.com.br/download/hijackthis.htm

obs: Foram selecionados os melhores de cada segmento de licença gratuita.

 

 

Atenciosamente: Equipe Mu Arena Season 6

Att GM-JBS

Share this post


Link to post
Share on other sites
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  
Followers 0